quinta-feira, 30 de junho de 2011

Convidando os pais para um encontro poético - Projeto

“A poesia é primeira manifestação literária. É por ela que se iniciam todas as literaturas. Isso é prova de que o homem só se encontra pela expressão afetiva, pela sensibilidade quer o revela... Poesia é a transfiguração da realidade objetiva ou subjetiva em expressão de beleza... na poesia, o ritmo é a imagem sonora numa dança livre onde o pensamento se liberta para o universo analógico de infinitas recriações”; Vasconcelos, Bárbara.

A Língua Portuguesa apresenta um repertório literário extremamente diversificado em seus diversos gêneros. Dentre eles, a poesia apresenta-se um veiculo de linguagem figurada e com sonoridade, com sentidos carregados de profundidade e beleza.

Para podermos desvendar tais sentidos é necessário que as oportunidades de leitura, escuta e contemplação da linguagem poética sejam constantes. Além disso, é importante o respeito pela subjetividade de cada leitor, ou seja, a poesia transmite-nos impressões, imagens e sensações únicas e pessoais.

É interessante, em alguns momentos, a socialização de tais impressões suscitadas a partir de apreciações de poemas. Essa troca poderá ocorrer nas rodas de conversas, em atividades propostas em grupo ou até mesmo em conversas informais entre as crianças.

Nesse sentido, resgataremos textos que marcaram algumas épocas literárias e autores que contribuíram para o enriquecimento de nosso acervo cultural ( infanto-juvenis, quadrinhas populares, musicas, entre outros); com o objetivo de ampliar as oportunidades de utilização da linguagem oral.

 

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ESCOLA MUNICIPAL URBANA 15 DE OUTUBRO

PROJETO DE ENSINO:

CONVIDANDO OS PAIS PARA UM ENCONTRO POÉTICO

MIRANDA-M/S

2011

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Escola municipal urbana 15 de outubro

PROJETO: “CONVIDANDO OS PAIS PARA UM ENCONTRO POÉTICO”

PUBLICO ALVO: 1º ano “A”

DURAÇÃO APROXIMADA: 3 meses

PROFESSORA RESPONSAVEL: Claudenice Albuquerque Gonçalves

COLABORAÇÃO: Professora Célia

DIRETORA: Benedita

COORDENADORA: Eliete

 

1. JUSTIFICATIVA

“A poesia é primeira manifestação literária. É por ela que se iniciam todas as literaturas. Isso é prova de que o homem só se encontra pela expressão afetiva, pela sensibilidade quer o revela... Poesia é a transfiguração da realidade objetiva ou subjetiva em expressão de beleza... na poesia, o ritmo é a imagem sonora numa dança livre onde o pensamento se liberta para o universo analógico de infinitas recriações”; Vasconcelos, Bárbara.

A Língua Portuguesa apresenta um repertório literário extremamente diversificado em seus diversos gêneros. Dentre eles, a poesia apresenta-se um veiculo de linguagem figurada e com sonoridade, com sentidos carregados de profundidade e beleza.

Para podermos desvendar tais sentidos é necessário que as oportunidades de leitura, escuta e contemplação da linguagem poética sejam constantes. Além disso, é importante o respeito pela subjetividade de cada leitor, ou seja, a poesia transmite-nos impressões, imagens e sensações únicas e pessoais.

É interessante, em alguns momentos, a socialização de tais impressões suscitadas a partir de apreciações de poemas. Essa troca poderá ocorrer nas rodas de conversas, em atividades propostas em grupo ou até mesmo em conversas informais entre as crianças.

Nesse sentido, resgataremos textos que marcaram algumas épocas literárias e autores que contribuíram para o enriquecimento de nosso acervo cultural ( infanto-juvenis, quadrinhas populares, musicas, entre outros); com o objetivo de ampliar as oportunidades de utilização da linguagem oral.

2. OBJETIVO GERAL:

- Intensificar e diversificar o contato da criança com textos poéticos e suas principais características, como: sonoridade, rimas, versos, etc.

3. ATIVIDADES POSSIVEIS:

- Leituras e pseudoleituras;

- Escritas individuais e coletivas

- Ilustração de textos poéticos;

- Encontro poético com os pais para ler e recitar poesias – exposição do livro confeccionado e fotos;

- confecção do livro: “A CASA E O SEU DONO” – rima com o nome dos alunos.

4. AVALIAÇÃO

- Observação dos alunos individualmente e em grupos durante as atividades propostas.

5. FECHAMENTO

- Recital para os pais.

- Data prevista: 01/07/2011

6. RECURSOS:

- Bolos;

- Chá;

- Suco;

- Leite;

- chocolate;

- Bolachas;

- frutas;

- Balão;

- Guardanapo;

- Balão.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jogos Inglês Neide

 

1   http://www.imagem.eti.br/index.html
2   http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ingles_atividades_lingua_estrangeira.html
3   http://www.santainesrs.com.br/servicos/links.htm
4  

http://www.jigzone.com/gallery/A325093524.74C1482?z=6

5 adjectives http://www.esl4kids.net/interactive/adjectives.html
6   http://www.esl4kids.net/interactive.html
7   http://www.esl4kids.net/printable.html
8   Diversos
9 Alfabeto Alfabeto em Inglês
10 A Fazenda http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_ingles_fazenda.html
11 Inglês do Gui http://iguinho.ig.com.br/ingles_gui.html
12 Diversos http://www.abc.net.au/countusin/games.htm
13 Cata Sucata http://www.canalkids.com.br/diversao/jogos/pag_jogos.php?j=cata_sucata
14 vários jogos http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ingles_atividades_lingua_estrangeira.html
15 numeros http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/numeros_em_ingles_jogo_interativo1.html
16 basquete números até 1321 http://flashgamesspot.com/pt/play/learn-and-play-learn-english-numbers-and-play-bas/flash-game/
17   http://www.inglescurso.net.br/vocabulario/143-games/1206-jogo-da-memoria-numeros
18 Atividades http://www.solinguainglesa.com.br/index2.php
19 Cores http://www.solinguainglesa.com.br/jogos.php#
20   http://www.sheppardsoftware.com/
21 Vários Jogos http://www.sheppardsoftware.com/math.htm
22 Números http://www.sheppardsoftware.com/mathgames/earlymath/BalloonCount20.htm
23 Alfabeto http://www.learningplanet.com/act/abcorder.asp
24 Relógio http://www.learningplanet.com/stu/index.asp?tab=0
25 Alfabeto http://www.learningplanet.com/act/fl/aact/index.asp
26   http://www.jogosbr.net/jogo/aprender-ingles/
27 Digitação http://www.jogosbr.net/jogo/scooby-doo-zombie-hunter/
28    
29    
30    

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Apresentações

No dia 03 de Junho (sexta-feira), e durante Semana do Meio Ambiente, o período matutino e vespertino fizeram amostra dos trabalhos desenvolvidos durante os meses anteriores.

Na oportunidade o Padre Kurian fez uma palestra aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, e os alunos fizeram apresentações culturais com o tema Meio Ambiente. O Acadêmico de Biologia Elton Raul Loio da Silva, pertencente ao Grupo de Educação Ambiental da UFMS/ CPAQ Campus II, orientado pela Professora Doutora Alice Maria Derbócio – Chefe do Dep. de Biociências, apresentou a palestra “A Problemática do lixo, suas características e formas alternativas de diminuí-lo”.

Clique aqui e acesse o álbum com todas as fotos.

 

Projeto

Meio Ambiente

MIRANDA
2011

IDENTIFICAÇÃO

Escola
Municipal Urbana 15 de Outubro

DIREÇÃO
Benedita Aparecida Acosta

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – SUPERVISÃO
Eliete Bernardino da Silva Oliveira
Sonia Cristina Matias Benites

ELABORAÇÃO DO PROJETO
Sonia Cristina Matias Benites

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  • Todos os Professores

Colaboradores do Projeto:

  • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
  • Professor Sala Informática;
  • Padre Kurian;
  • Elton Raul Loio da Silva.

PÚBLICO ALVO

  • Alunos.

DURAÇÃO

  • Durante o ano letivo

JUSTIFICATIVA

A Escola E. M. U. 15 de Outubro em sua metodologia têm a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.

Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.

Este projeto é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

“As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas por amor ou por temor”. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas. Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores. (OLIVEIRA, 1990, p.18)

Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito.

Percebe-se, portanto, que o Projeto abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.

Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.

Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.

O projeto Meio Ambiente faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

OBJETIVO GERAL

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.

Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem. Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.

Identificar o nível de dependência em relação à energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.

Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.

Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.

Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.


DESENVOLVIMENTO

Os professores de todos os anos estarão trabalhando interdisciplinarmente o conteúdo sobre o meio ambiente em seu planejamento semanal, mais específicos, no segundo bimestre e através de projetos ou não.

No dia 06 de junho deverá acontecer a amostragem dos trabalhos desenvolvidos até a presente data e na oportunidade serão feitas palestras e apresentações culturais (teatro, dança, coral) referentes ao tema.

No dia 18, 19 e 20 de setembro será feita palestras com uso de tecnologias e recursos humanos para turmas dos anos iniciais e finais separadamente, com metodologias diferenciadas.

No dia 28 e 30 de novembro será feito um teatro com a participação dos anos finais que estarão elaborando e apresentando peças teatrais com auxílio de fantoches para o público dos anos iniciais.

AVALIAÇÃO

Será contínua, através da observação de mudança de atitudes e valores e será avaliado também:

  • Participação, desempenho, interesse, criatividade, integração e socialização;
  • Entrega de atividades conforme solicitado, responsabilidade;
  • Trabalhos em grupo e individual;
  • Debates;
  • Pesquisas;
  • Relatórios;

CRONOGRAMA

 

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

Início Desenvolvimento

     

X

               

Amostragem e apresentações culturais

         

X

           

Palestras e apresentações

               

X

     

Finalização e apresentações culturais

                   

X