sábado, 10 de dezembro de 2011

Final Soletrando 7º“B” vs 7º“A” - 8º“A” vs 8º“B”

Quero em primeiro lugar agradecer a Deus pela saúde e sabedoria para planejar e elaborar o Projeto; a participação de todos os queridos alunos desde o primeiro dia até os finalistas: Vinicius; Kesley Tiago; Luciene  e Danielli; e aos demais da equipe de trabalho da Escola 15 de Outubro. Muito obrigado.

 

A escrita e a leitura estão em todos os lugares e fazem parte da nossa vida desde a época que se lia através de símbolos. As letras estão por toda parte, em placas, livros, outdoors, embalagens, receitas, e nós como cidadãos devemos estar atentos para ler, interpretar e escrever corretamente.

 

A Língua Portuguesa é regida pela gramática e cheia de regras e modificações feitas por Acordos Ortográficos que muitas vezes nos confundem pela semelhança na escrita e na fala de várias palavras, a exemplo das homônimas e parônimas, pela acentuação e outras peculiaridades.

 

Na escola todas estas regras devem ser apresentadas aos alunos para que eles possam sair preparados para viver na sociedade que hoje é tão diversificada e mesclada de várias culturas, hábitos, e idiomas estrangeiros que fazem parte do nosso vocabulário (Ex: Hibridismos e Anglicismos), para isso é necessário atividades interdisciplinares que estimulem a leitura, a escrita e a pesquisa.

 

 

 

 

Hoje 09 de Dezembro (sexta-feira) às 09:30 horas demos início do encerramento de uma etapa do “Projeto Soletrando – 2011” com a competição dos finalistas:

 

7º Ano “B”

 

7º Ano “A”

Vinicius

VS

Kesley

VINICIUS

 

KESLEY

 

 

 

 

 

8º Ano “A”

 

8º Ano “B”

Danielli

VS

Luciene

DANIELLI

 

LUCIENE

 

 

 

O Projeto foi elaborado por Gilberto Walison – Téc./Instr. Info/Assis. Adm. e o sucesso se deu através da oportunidade cedida pela Diretora Eliete e ajuda da Professora Benedita, apoio e incentivo da Professora Maria Antônia e colaboração direta dos professores: Elvys, Maria Augusta, Luciene, Vera, Rosemer, Maria Auxiliadora, Rosana, Sandra, Vera, Joana D’arc, Simone da Secretaria, e indiretamente dos demais professores e funcionários da Escola Municipal Urbana 15 de Outubro.

 

Cada aluno recebeu nove palavras sorteadas, sendo sete da Língua Portuguesa e duas da Língua Inglesa, conforme tabela abaixo.

 

Aluno

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

Vinicius

Álibi – audiovisual – conexão – esquistossomose – artilheiro – intransigente – excursão

Motocross – funk

Kesley

Astúcia – caracteres – popularização – exaltação – artifício – esvoaçante - extemporâneo

Trailer – bad boy

Luciene

Aziago – agropecuária – circunstância – admoestação – álcool – antevéspera – ressarcir

Jeep - freezer

Danielli

Percurso – obtenção – estetoscópio – interagir – crucial – supersticioso

Piercing - blazer