O desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas demanda que professores, alunos e comunidade deem um novo sentido à educação, situando-a como uma ação política, na qual a existência humana orienta-se para novas realizações, não só entre as pessoas, mas entre alas e o meio ambiente, que as desafia para uma transformação da realidade degradada.
Neste sentido a Educação Ambiental torna-se estratégica para revisão do comportamento humano e pra a recriação de valores capazes de provocar mudanças necessárias à reversão do desequilíbrio ambiental.
Pensando nisso, os alunos, funcionários e professores desenvolveram na Escola 15 de Outubro o Projeto Meio Ambiente que teve início de outubro a dezembro de 2011, onde os professores fizeram estudo teóricos do meio ambiente e elaboraram “Subprojetos” que foram realizados no 1º Bimestre de 2012.
No dia 9 de maio de 2012, no espaço FECIR – Feira Ecológica Cultural Indígena e Rural de Miranda – MS, foi feita a culminância com as Boas Práticas, onde foram realizadas diversas atividades desde a Educação Infantil, 1º ano até o 9º ano.
Na Educação Infantil ‘A’ e 1º ano ‘A’ os alunos juntamente com as professoras Abadia Borges Freire e Claudenice Albuquerque Gonçalves nomearam as árvores da escola e pesquisaram sobre sua importância.
Na Educação Infantil ‘B’ as professoras Vera Lucia Cardoso Barbosa Kling, Leila de Oliveira Mendes Gonçalves e Marli Carneiro Messias, desenvolveram o Projeto Horta Suspensa.
No 3º ano ‘A’ das Professoras Célia Silva Rojas Dias, Luciane Rodrigues da Silva e Vera Lúcia Cardoso Barbosa Kling, fizeram o Projeto Reciclagem Começa Em Casa e apresentaram os trabalhos desenvolvidos por eles no 1º Bimestre, como brinquedos, Puf e enfeites.
No 4º e 5º ano ‘B’ as Professoras Rosemer Gomes Correia e Gisele Chamorro Maia desenvolveram com os alunos a compostagem onde são misturados cascas de frutas e legumes na terra para virar adubo com o tempo.
A Sala de Recursos Multifuncionais também elaborou um Projeto voltado para a Reciclagem, onde a Professora Rosana da Costa Silva Toyota montou um livro com folhas de papel reciclado feitas pelos alunos.
Na Sala de Informática o Instrutor em Informática Gilberto Walison Rosa de Souza desenvolveu a Pirâmide do Saber, com circuitos elétricos onde os alunos respondem as perguntas sobre o Meio Ambiente e acende uma luz se acertarem a resposta.
Nas séries finais os alunos aprenderam a fazer o mapeamento de uma área para observar as características da vegetação local e elaboraram texto e desenhos do Meio Ambiente convidando o Saci para conhecer as diversidades da fauna e da flora do Pantanal Sul-Matogrossense.
Um livro foi confeccionado pelos organizadores da Universidade do Paraná – UFPR com histórias do saci da nossa região, coletadas pelos Professores e Funcionários participantes do Projeto/Curso.
Atenciosamente
Eudina Soares da Mata – Coordenadora Pedagógica.
Clique no álbum para visualizá-lo maior.
MATUTINO
VESPERTINO