domingo, 2 de maio de 2010

Projeto Trânsito na Escola – Postagem 02

 

Continuação da postagem 01 em 22/04/2010.

Para Ler a postagem anterior clique aqui:
http://escola15miranda.blogspot.com/2010/04/projeto-transito-na-escola.html

Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas.

 

 

Vídeos reproduzido para os alunos na palestra sobre o Projeto “Trânsito na Escola – Cidadão Consciente”

 

Fotos abaixo sobre a palestra realizada na escola. As últimas são da gincana ralizada no CAIC.

 

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Gincana no CAIC

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Projeto Trânsito na Escola

“Cidadão Consciente”

MIRANDA

2010

IDENTIFICAÇÃO

Escola

Municipal Urbana 15 de Outubro

Direção

Benedita Aparecida Acosta

Coordenadoras Pedagógicas - Supervisão

Eliete B. da S. Oliveira

Deusmar Gomes Correia Gonçalves

Elaboração do Projeto:

Andréia Aparecida R. Molina

Célia Silva Rojas Dias

Cilene Apª. Mancuelho Rodrigues

Cleonice Cristal dos Santos

Euzimar Pinto Gonçalves

Gilberto Walison R. de Souza

Gizele Chamorro Maia

Luciane Rodrigues da Silva

Rosemer Gomes Correia

Tatiana Loio da Silva

Valdecir de Almeida

Vera Lúcia C. Barbosa Kling

Colaboradores do Projeto:

SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Polícia Militar

Corpo de Bombeiros Militar

Autoescolas

DETRAN


1. APRESENTAÇÃO

Atualmente, nas cidades o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, também é fonte de diversos males como, por exemplo, congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.

Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior.

Sabe-se do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação exercem e é baseado nesta perspectiva que nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” deve ser trabalhado como tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Sendo assim, propomos o “Projeto Trânsito na Escola – Cidadão Consciente”, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Destacamos que os objetivos específicos desse Projeto se baseiam principalmente em Lobo (2008) e Vieira et al. (2008), e são:

-  Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

- Conhecer a historia dos meios de transportes;

- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;

- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito;

- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;

- Analisar atitudes relativas ao trânsito, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;

- Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;

- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;

- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;

- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;

- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;

- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;

- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.

3-JUSTIFICATIVA

O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

4. PARCERIAS DO PROJETO

O “Projeto Trânsito na Escola” será executado com a participação da comunidade interna e externa da Escola Municipal Urbana 15 de Outubro, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas:

- SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura

- Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);

- Polícia Militar;

- Corpo de Bombeiros Militar;

- Autoescolas;

No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão abordados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.

5. METODOLOGIA

Todas as propostas de atividades serão trabalhadas no decorrer do ano letivo de 2010, de forma interdisciplinar, procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvam criatividade e participação efetiva dos alunos, educadores e comunidade escolar interna e externa.

Dessa forma, a equipe pedagógica da Escola utilizará de uma gama enorme de estratégias para abordar a temática, e assim alcançar os objetivos propostos.

5.1 ATIVIDADES EM CLASSE

Os conteúdos trabalhados em cada disciplina, sempre com foco multidisciplinar pode ser assim ilustrado:

A) PORTUGUÊS

- Leitura de textos sobre trânsito,

- Elaboração de redações e poesias com essa temática,

- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,

- Pesquisas dos fatos e noticias  de acidentes causados no trânsito na cidade,

- Debates e apresentação de vídeos.

B) MATEMÁTICA

- Desenhos geométrico,

- Cálculo das multas de transito,

- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.

C)EDUCAÇÃO FÍSICA

- Caminhada;

- Percurso;

- Gincana.

D) ARTES

- Composição de músicas e paródias,

- Cores dos semáforos,

- Organização de teatros e dramatizações,

- Desenhos de faixas educativas,

- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.

E) HISTÓRIA

- História dos meios de transporte,

- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,

- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanholas.

F) GEOGRAFIA

- O trânsito urbano, rural no nosso município e em outras cidades,

- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,

- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,

- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos, marítimos e rodoviários.

G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE

- Primeiros socorros,

- Poluição do Ar,

- Aquecimento Global,

- Combustíveis fósseis e bicombustíveis.

H) ENSINO RELIGIOSO

- Virtudes

I) INGLÊS

- Cores

- Tradução de texto sobre trânsito

- Placas

Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: (1) desobediência à sinalização; (2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus; (3) comportamento no interior do veículo; (4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e (5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como: (1) convivência entre as pessoas em sociedade; (2) a vida e a sociedade em que vivemos; (3) leitura e comentários da coleção de livros do cartunista Ziraldo; (4) interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade; (5) análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; e (6) estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo.

Para complementar tais atividades, sugerimos: (1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; (2) pesquisas em instituições públicas ou na internet; (3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas; (4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes; (5) realização de apresentações de teatro e dramatizações; (6) realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito; (7) criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; e (8) mapeamento do percurso escola/casa.

A equipe pedagógica da Escola possui liberdade para trabalhar esse Projeto de forma a potencializar os resultados. Dessa forma, os professores poderão usar os seus conhecimentos e vivência prática para adaptar conhecimentos e sugerir modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo: (1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito, (2) Corpo de Bombeiros, (3) profissionais de saúde, e (4) Polícia Militar.

Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência socio-cultural (Faria, 2008).

5.2 ATIVIDADES EXTRA-CLASSE.

Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito, como:

- Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas) e as placas.

- Passeio ciclístico na comunidade em vias onde existem faixas destinadas a circulação de bicicletas, uma meio de transporte ecologicamente correto, de forma segura;

- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento dos Policiais Militares.

- Realizar uma passeata na "Semana Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”;

- Visita ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Junto com essa atividade os alunos podem confeccionar a carteira de “Habilitação Simbólica”.

- Convidar o Corpo de Bombeiro para fazer palestras sobre primeiros socorros aos alunos.

Destacamos que as atividades práticas “Extra-classe” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos. Nessa perspectiva, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação com a realidade, de forma crítica e dinâmica. Há também o rompimento com a concepção de "neutralidade" do tema trabalhado, que passa a ganhar significados diversos, a partir das experiências sociais dos alunos (Faria, 2008).

Sabemos que um enfoque globalizador deve ser dado às questões do trânsito. As aulas e demais atividades devem receber uma abordagem que seja centrada na resolução de problemas significativos. Para isso, o professor deve coordenar o processo ensino-aprendizagem de modo a criar situações problematizadas, introduzindo novos conceitos e informações, dando condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. Nisso, os alunos se apropriam desses novos conteúdos, auxiliados pelo professor, que cria situações para que isso aconteça e de forma significativa. Para tanto, é necessário que o educando esteja compromissado com sua contínua mudança pessoal e com a aplicação da visão holística no processo educativo.

6. RECURSOS

Este tópico reúne todas as informações sobre os recursos humanos e materiais necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola – Cidadão Consciênte”.

6.1 RECURSOS HUMANOS

Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que  será atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.

- Equipe pedagógica da Escola;

- Equipe administrativa da Escola;

- Representantes da Polícia Militar

-Representante do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)

6.2 RECURSOS MATERIAIS

Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”.

A – MATERIAL DIDATICO

Papel A4,

Cartolinas e papel crepom,

Tesouras, cola branca e fita adesiva,

Pincel atômico,

Pincel para pintura,

Tinta guache,

Caixas de lápis de cor,

Caneta hidrocor,

Caixa de papelão,

Tinta látex branca,

Bisnagas de cor vermelha,

Papel celofane,

Tesoura,

Revistas, jornais, gibis e folhetinhos, etc.

B – MATERIAL DE APOIO

Aparelho de DVD,

Data-show,

Computadores,

Filmes de DVD,

Aparelho de som portátil,

CD's diversos,

Máquina fotográfica digital.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extraclasse”.

Além disso, o professor e a equipe administrativa da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.

Haverá também a divulgação de um “Informativo”, que ocorrerá de acordo com as atividades desenvolvidas e a publicação do “Relatório de Gestão” do Projeto, em dezembro, serão dois instrumentos importantes de avaliação de todas as atividades e parcerias desenvolvidas no decorrer do ano. Esses trabalhos servirão para sistematizar a organização das ações, permitindo uma análise acurada dos dados, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto.

8. CRONOGRAMA

Atividades

Meses

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Elaboração do projeto

X

Atividade em classe e extraclasse

X

X

X

X

X

Divulgação do informativo

X

Encerramento do projeto

X

Avaliação

X

22/04 – Abertura do projeto com a Palestra do Major da PM - Wilson César Velasques.

13/08 – Palestra com o corpo de Bombeiros sobre Primeiros Socorros.

30/08 – Gincana.

25/09 – Encerramento do Projeto com a conscientização dos alunos na praça.

BIBLIOGRAFIA

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