quinta-feira, 24 de junho de 2010

As acácias tem um sistema de comunicação para defender-se dos herbívoros

As acácias, uma árvore estendida por quase todo mundo, são especialmente comuns na África e Austrália. O que eu não sabia é que estas impressionantesárvores contam –segundo descobriu um professor da Universidade de Pretoria– com um mecanismo de alarme para advertir a seus congêneres da chegada de herbívoros.


Acácia

Quando os antílopes começam a comer as folhas de uma acácia, a árvore emite no ar um sinal de etileno gasoso através dos poros de suas folhas. Este sinal pode viajar até 45 metros avisando a outras árvores próximas da presença de herbívoros. Uma vez que o sinal é recebido, as acácias começam a produzir tanino em suas folhas em quantidades que resultam letais para os antílopes.

Este professor, Wouter van Hoven, descobriu o fenômeno em 1990 enquanto estudava a morte de quase 3.000 antílopes sul-africanos. van Hoven deu-se conta que as girafas evitavam as acácias quando se aproximavam delas na direção do vento e só mordiscavam levemente suas folhas, enquanto os antílopes se viam obrigados a comer as folhas baixas de qualquer árvore que pudessem alcançar. Isto fazia com que as doses de veneno fossem se acumulando até provocar a morte dos animais em poucos dias.

Os carvalhos também respondem de uma forma muito similar ao ataque das lagartas. Estas árvores quando são atacadas por lagartas aumentam de forma considerável a dose de tanino em suas folhas, matando a maioria das larvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário