Quero em primeiro lugar agradecer a Deus pela saúde e sabedoria para planejar e elaborar o Projeto; a participação de todos os queridos alunos desde o primeiro dia até os finalistas: Maycon; Gustavo; Lygia e Nayara; e aos demais da equipe de trabalho da Escola 15 de Outubro. Muito obrigado.
A escrita e a leitura estão em todos os lugares e fazem parte da nossa vida desde a época que se lia através de símbolos. As letras estão por toda parte, em placas, livros, outdoors, embalagens, receitas, e nós como cidadãos devemos estar atentos para ler, interpretar e escrever corretamente.
A Língua Portuguesa é regida pela gramática e cheia de regras e modificações feitas por Acordos Ortográficos que muitas vezes nos confundem pela semelhança na escrita ou na fala/pronúncia de várias palavras, a exemplo das homônimas e parônimas, pela acentuação e outras peculiaridades.
Na escola todas estas regras devem ser apresentadas aos alunos para que eles possam sair preparados para viver na sociedade que hoje é tão diversificada e mesclada de várias culturas, hábitos, e idiomas estrangeiros que fazem parte do nosso vocabulário (Ex: Hibridismos e Anglicismos), para isso é necessário atividades interdisciplinares que estimulem a leitura, a escrita e a pesquisa.
Hoje 30 de novembro (quarta-feira) às 15:30 horas demos início do encerramento de uma etapa do “Projeto Soletrando – 2011” com a competição dos finalistas:
O Projeto foi elaborado por Gilberto Walison – Téc./Instr. Info/Assis. Adm. e o sucesso se deu através da oportunidade cedida pela Diretora Eliete e ajuda da Professora Benedita, apoio e incentivo da Professora Maria Antônia e colaboração direta dos professores: Elvys, Maria Augusta, Luciene, Vera, Rosemer, Maria Auxiliadora, Rosana, e indiretamente dos demais professores e funcionários da Escola Municipal Urbana 15 de Outubro.
Cada aluno recebeu dez palavras sorteadas, sendo oito da Língua Portuguesa e duas da Língua Inglesa, conforme tabela abaixo.
Aluno (a) | Língua Portuguesa | Língua Inglesa |
Lygia | aceitar – aceso – educação – abacate – água – abelha – sincera – ágil. | E-mail – vídeo game |
Gustavo | caudaloso – estardalhaço – auriverde – estrambótico – centrífuga – acréscimo – inflorescência – excêntrico. | Fashion - mouse |
Maycon | Plástico – açúcar – adoecer – apito – participar – atrás – prêmio – abraço. | Designer – baby |
Nayara | Adversário – armistício – essencial – míssil – expiração – acuidade – concentração – esdrúxulo. | Táxi* - game |
Obs: não confundir Taxi com Táxi. Taxi: f. Bras. Formiga vermelha, cuja mordedura queima. Táxi: s. m. automóvel de aluguel, dotado de taxímetro. |
parabéns lygia e Nayara por ficar em 1º lugar no projeto soletrando e também a você Gustavo e Maycom por ter participado do projeto soletrando
ResponderExcluir