quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Final Soletrando 4º“B” vs 5º“A” - 6º“A” vs 6º“B”

 

Quero em primeiro lugar agradecer a Deus pela saúde e sabedoria para planejar e elaborar o Projeto; a participação de todos os queridos alunos desde o primeiro dia até os finalistas: Maycon; Gustavo; Lygia e Nayara; e aos demais da equipe de trabalho da Escola 15 de Outubro. Muito obrigado.

 

 

A escrita e a leitura estão em todos os lugares e fazem parte da nossa vida desde a época que se lia através de símbolos. As letras estão por toda parte, em placas, livros, outdoors, embalagens, receitas, e nós como cidadãos devemos estar atentos para ler, interpretar e escrever corretamente.

 

A Língua Portuguesa é regida pela gramática e cheia de regras e modificações feitas por Acordos Ortográficos que muitas vezes nos confundem pela semelhança na escrita ou na fala/pronúncia de várias palavras, a exemplo das homônimas e parônimas, pela acentuação e outras peculiaridades.

 

Na escola todas estas regras devem ser apresentadas aos alunos para que eles possam sair preparados para viver na sociedade que hoje é tão diversificada e mesclada de várias culturas, hábitos, e idiomas estrangeiros que fazem parte do nosso vocabulário (Ex: Hibridismos e Anglicismos), para isso é necessário atividades interdisciplinares que estimulem a leitura, a escrita e a pesquisa.

 

 

100_2025_2

100_2011100_2013100_2016100_2017

 

 

Hoje 30 de novembro (quarta-feira) às 15:30 horas demos início do encerramento de uma etapa do “Projeto Soletrando – 2011” com a competição dos finalistas:

 

5º Ano “A”

 

4º Ano “B”

clip_image002[4]

VS

clip_image004[4]

LYGIA

 

MAYCON

clip_image005[6]

 

2º Lugar

 

 

 

6º Ano “A”

 

6º Ano “B”

clip_image007[4]

VS

clip_image009[4]

NAYARA

 

GUSTAVO

clip_image005[7]

 

2º Lugar

 

O Projeto foi elaborado por Gilberto Walison – Téc./Instr. Info/Assis. Adm. e o sucesso se deu através da oportunidade cedida pela Diretora Eliete e ajuda da Professora Benedita, apoio e incentivo da Professora Maria Antônia e colaboração direta dos professores: Elvys, Maria Augusta, Luciene, Vera, Rosemer, Maria Auxiliadora, Rosana, e indiretamente dos demais professores e funcionários da Escola Municipal Urbana 15 de Outubro.

 

Cada aluno recebeu dez palavras sorteadas, sendo oito da Língua Portuguesa e duas da Língua Inglesa, conforme tabela abaixo.

 

Aluno (a)

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

Lygia

aceitar – aceso – educação – abacate – água – abelha – sincera – ágil.

E-mail – vídeo game

Gustavo

caudaloso – estardalhaço – auriverde – estrambótico – centrífuga – acréscimo – inflorescência – excêntrico.

Fashion - mouse

Maycon

Plástico – açúcar – adoecer – apito – participar – atrás – prêmio – abraço.

Designer – baby

Nayara

Adversário – armistício – essencial – míssil – expiração – acuidade – concentração – esdrúxulo.

Táxi* - game

Obs: não confundir Taxi com Táxi.

Taxi: f. Bras. Formiga vermelha, cuja mordedura queima.

Táxi: s. m. automóvel de aluguel, dotado de taxímetro.

 

 

Um comentário:

  1. parabéns lygia e Nayara por ficar em 1º lugar no projeto soletrando e também a você Gustavo e Maycom por ter participado do projeto soletrando

    ResponderExcluir