quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto: Poesia em Nossa vida - Dia da Poesia - 14 de Março

A poesia é a arte da linguagem humana que expressa os sentimentos das pessoas através do ritmo e das palavras escrita ou cantada.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, com seus fins estéticos, através das rimas cadenciadas ou não.
A poesia ganhou um dia específico, criada em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, no dia em que nasceu, 14 de Março.
Castro Alves, como é conhecido, lutou muito pela abolição da escravidão, por isso ficou conhecido como o poeta dos escravos. Também foi defensor do sistema republicano do governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
1. APRESENTAÇÃO
Esse projeto lida intencionalmente com a apropriação de conhecimentos sobre poesia, sua conceituação e composição; transformar o aluno em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos e não em grandes escritores de poesias, até porque precisa - se ter dom para esta arte.
2. JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem como intenção o desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa, e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo; e ainda, saber que poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos; e que o dia da poesia foi criado em homenagem ao escritor Castro Alves, pelo seu nascimento ocorrido nesse dia: 14 de Março.







DSC01295DSC01300DSC01304DSC01305DSC01306DSC01310DSC01312DSC01313DSC01318DSC01320DSC01336DSC01348DSC01355DSC01360DSC01373DSC01387

15 comentários:

  1. Eu achei muito legal pois me divertir aprendendo a fazer poesia

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal e muito divertido aprendi muita poesia e cada um inventou a sua
    RENE

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito legal porque eu escrevi um poema muito legal e a professora gostou e a plateia gritou.

    ResponderExcluir
  4. Eu Achei Muito Interessante Poesia e Muito Legal De Aprender e Se Diverti.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal as fotos e o vídeo a musica é muito boa. E o projeto sobre a poesia é muito bom porque ajuda na língua portuguesa e também na criatividade.

    ResponderExcluir
  6. EU nao vim no dia mas quiri vim para fazer minha poesai mas eu faltei nao deu

    ResponderExcluir
  7. Eu Achei Dia Da Poesia Muito Legal Aprendi Muito e Se Diverti Muito..

    ResponderExcluir
  8. Eu achei muito legal aprendi muitas coisas é muito educativo e me diverti.

    ResponderExcluir
  9. eu achei muito legal aprendi fazer rimas e acho muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das apresentação aprendi varias coisas.

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito interessante,porque eu me diverti muito e aprendi coisas educativas

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito porque aprendi muitas coisas legais e aprendi a fazer poema.

    ResponderExcluir
  13. GOSTEI DE MAIS FOI MUITO LINDA A APRESENTAÇÃO

    ResponderExcluir
  14. é muito bom porque ajuda na língua portuguesa e também na criatividade.

    ResponderExcluir