Uma das metas do Projeto Meio ambiente “Educação Ambiental – Educando para o Futuro”.
Sem dúvida foi uma atividade prazerosa e que terá retorno a todos nós.
Leia o projeto no final das fotos.
projeto
“Educando para o futuro”
Escola Municipal Urbana 15 de Outubro
ELABORAÇÃO
· Claudenice Albuquerque Gonçalves;
· Eudina Soares da Mata Ferreira;
· Euzimar Pinto Gonçalves;
· Jheime Apª de Oliveira Tetilha;
· Marli Carneiro Messias;
· Maria Augusta Dias Gonçalves;
· Olinda Alicinda de Arruda Balogh;
· Regina Rosaria de Campos;
· Rosana da Costa Silva Toyota;
· Sandra Pereira de Abreu dos Santos;
· Simone Alves Dantas de Paula.
SUPERVISÃO
· Direção: Benedita Apª Acosta;
· Coordenação: Eliete Bernardino da Silva e Deusmar Gomes Correia;
EXECUÇÃO
· Educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental;
COLABORAÇÃO
· Polícia Militar Ambiental;
· Secretaria do Meio Ambiente Municipal;
· Drº Roberto Bassi;
PERÍODO
· Matutino e vespertino;
TEMPO DE DURAÇÃO
· 30/03/10 à 17/09/10
INTRODUÇÃO
Indagações sobre a natureza e o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), realizadas em vários países do mundo desde meados do século passado, manifestam-se em diversos seguimentos da população brasileira, como movimentos sociais, Ongs, comunidades diversas, o setor público nas suas esferas: Federal, Estadual e Municipal e especialmente em escolas, cujas ações são expressivas nas últimas décadas.
“A Educação Ambiental surge de preocupações da sociedade com o futuro da vida e da existência humana. E para que torne – se uma ação educativa mediadora entre a esfera educacional e o campo ambiental, produzindo concepções, métodos e experiências para a construção de valores e de conhecimentos capazes de provocar mudanças no ambiente” (Carvalho, 2004).
O desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas demanda que professores, alunos e comunidade dêem um novo sentido à educação, situando-a como uma ação política, na qual a existência humana orienta – se para novas realizações, não só entre as pessoas, mas entre alas e o ambiente, que as desafia para uma transformação da realidade degradada.
Neste sentido a Educação Ambiental, torna-se estratégica para revisão do comportamento humano, e para a recriação de valores capazes de provocar mudanças necessárias à reversão do desequilíbrio ambiental.
Dessa forma a Educação Ambiental só tem sentido quando promove uma profunda reflexão da própria educação, o que demanda uma ampla problematização no ambiente escolar. Portanto o Projeto Político Pedagógico Escolar (PPP), por vez, deve permitir tal reflexão, na qual sua importância não poderá limitar-se à vinculação de melhorias da organização didático- pedagógica. Sendo assim, incluir a Educação Ambiental no PPP da escola implica considerar o saber ambiental como necessário à formação das crianças, jovens, e principalmente a formação dos professores.
Portanto, a Educação Ambiental frente ao problema da degradação ambiental, revela a importância da formação para a ética. Põe-se em pauta a urgência de propor novas formas de ver o mundo, de se relacionar com ele e de instituir novas significações para o ambiente, o que implica questionar a falsa racionalidade que impede o homem de estabelecer uma relação mais harmoniosa com a natureza.
JUSTIFICATIVA
O projeto de Educação Ambiental na Escola 15 de Outubro será executado no período de 30/03/2010 a 17/09/2010 com o objetivo de contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental.
Um projeto de Educação Ambiental implantado corretamente nas escolas viabiliza aos educandos, desde a Educação Infantil, estariam aprendendo sobre o respeito para com o meio ambiente. Sendo assim devemos sensibilizar as crianças e os adolescentes com relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos.
Tudo serve para indicar que os processos de degradação e deteriorização da natureza não podem ser tratados com indiferença, nem pela sociedade, nem pela escola. Não adianta cobrar do governo e dos outros, atitudes que ainda pessoalmente, não conseguimos ter e colocar em prática perante a nossa ralação com o ambiente.
OBJETIVOS
- Identificar situações que causam danos a ecologia: poluição, desmatamento, queimadas, extinção dos animais e outros.
- Levantar alguns aspectos ecológicos referentes à água, o ar e o solo;
- Atuar para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;
- Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
- Sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo, efetivando-a;
- Conhecer as técnicas de reaproveitamento dos alimentos;
- Demonstrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios;
- Observar os danos causados pelas queimadas e desmatamentos;
- Trabalhar o respeito com a natureza e conseqüentemente consigo mesmo.
METODOLOGIA - DESENVOLVIMENTO
Dia 30/03/10
Apresentação do projeto meio ambiente no pátio da escola envolvendo todos os alunos, ilustrando com a apresentação do cd-rom gotas do saber.
Após a apresentação cada professor ira para a sala de aula trabalhar sobre o desenvolvimento da planta e sua importância e a preservação do mesmo. Em seguida os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e educação infantil ira realizar o plantio de mudas de arvores nativas da região.
Anos finais os professores irão trabalhar a importância da seleção de resíduos sólidos para a preservação do meio, logo após eles irão confeccionar caixas para a coleta de resíduos sólidos.
Dia 26/05/10
Palestra com o Dr. Roberto Bassi sobre as conseqüências que o lixo pode causar ao meio ambiente, em seguida cada professor ira trabalhar em sala sobre o tema abordado, através de recursos planejados.
Dia 04/06/10
Palestra com o geógrafo e policial ambiental Ronaldo da Silva sobre a importância do dia mundial do Meio Ambiente, após a palestra os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental irão trabalhar dentro de sala de aula com planejamento próprio, séries finais do Ensino Fundamental irão realizar o plantio de mudas em algum local da cidade.
Dia 17/09/10
Culminância do projeto será uma atividade extra-escolar na Praça Agenor Carrilho, com apresentação cultural, apresentação de cartazes, exposição de todos os trabalhos realizados em sala de aula e oficinas de reciclagem, e entregas de adesivos e explicação do mesmo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de atividades desenvolvida pelo aluno no decorrer do projeto e nas atitudes diária do aluno.
RECURSOS
-Data show
-Adesivos
-CD-ROM
-Materiais reciclados
- Cola, tesoura, fita, pincel atômico
-Papel manilha
-Cartolina
-Caixa amplificada
-Microfone
- “Te”
-Aparelho som
-Cadeiras
-Mesas
-Bandeiras
-Faixas
-Stander
-Extensão
- Convite
RECURSOS HUMANOS
-Palestrante
-Polícia militar
CRONOGRAMA
Dia 01/03 à 05/03 | Elaboração do projeto |
Dia 03/03 | Contato com o palestrante |
Dia 09/03 | Apresentação do projeto |
Dia 30/03 | Execução do projeto |
Dia 10/09 | Ofício para policia militar |
Dia 17/09 | Culminância do projeto |
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
- Roda de conversa, com os alunos frente ao que pensam sobre o meio ambiente. Diante dessa conversa direcionaremos nossos trabalhos com os seguintes itens:
- Realizar passeios, extraclasse, para conhecer, mais detalhamento o meio em que vivemos e obter informações mais específicas, significativas e proveitosas, observando no bairro onde haja destruição, degradação e lixo jogado em locais impróprios, sem uma preocupação com as conseqüências da poluição. Visitar locais em que ocorram queimadas.
- Observar lixões, córregos poluídos, ruas com entulho exposto e fazer um debate, explorando a questão da saúde.
- Os alunos devem observar como são conservados, pelos moradores do bairro, os lixeiros e praças e se há pontos coletores seletiva de lixo.
- Fazer um relatório, e ou montar um projeto piloto com a participação dos alunos desde a elaboração.
PESQUISAR
- O que é extinção?
- Quais os animais que estão ameaçados de extinção?
- Que motivos levam a extinção de animais e plantas?
- Estudo sobre os rios do município.
- Debate sobre o acúmulo de lixo na cidade e seu destino.
- Confecção de cartazes e montagem de murais.
- Coleta de informações sobre a qualidade da água dos córregos e sobre as causas da mortalidade de peixes.
- Comparar um aquário com água limpa, peixes e plantas aquáticas com outro aquário em condições contrárias.
- Estudo sobre a importância da água para os seres vivos.
- Discussão sobre os prejuízos causados pelas queimadas ao meio ambiente.
- O que é camada de ozônio, quais os produtos que a destroem. Conseqüências que a destruição pode provocar para o homem e ao meio ambiente.
- Trabalhos com papel machê, pintura e colagem sobre o meio ambiente.
- Elaboração de histórias, usando máscaras e fantoches de bichos confeccionados pelos próprios alunos.
- Estudo sobre decomposição de materiais, processos de reciclagem e reaproveitamento de jornais e garrafas descartáveis.
- Trabalho de sucatas, feitos pelos alunos com reaproveitamento de jornais, vidros e garrafas descartáveis.
- Grupos para explorar as informações coletadas através de recorte e colagens.
postagem: Gilberto Walison
Nenhum comentário:
Postar um comentário