quinta-feira, 30 de junho de 2011

Convidando os pais para um encontro poético - Projeto

“A poesia é primeira manifestação literária. É por ela que se iniciam todas as literaturas. Isso é prova de que o homem só se encontra pela expressão afetiva, pela sensibilidade quer o revela... Poesia é a transfiguração da realidade objetiva ou subjetiva em expressão de beleza... na poesia, o ritmo é a imagem sonora numa dança livre onde o pensamento se liberta para o universo analógico de infinitas recriações”; Vasconcelos, Bárbara.

A Língua Portuguesa apresenta um repertório literário extremamente diversificado em seus diversos gêneros. Dentre eles, a poesia apresenta-se um veiculo de linguagem figurada e com sonoridade, com sentidos carregados de profundidade e beleza.

Para podermos desvendar tais sentidos é necessário que as oportunidades de leitura, escuta e contemplação da linguagem poética sejam constantes. Além disso, é importante o respeito pela subjetividade de cada leitor, ou seja, a poesia transmite-nos impressões, imagens e sensações únicas e pessoais.

É interessante, em alguns momentos, a socialização de tais impressões suscitadas a partir de apreciações de poemas. Essa troca poderá ocorrer nas rodas de conversas, em atividades propostas em grupo ou até mesmo em conversas informais entre as crianças.

Nesse sentido, resgataremos textos que marcaram algumas épocas literárias e autores que contribuíram para o enriquecimento de nosso acervo cultural ( infanto-juvenis, quadrinhas populares, musicas, entre outros); com o objetivo de ampliar as oportunidades de utilização da linguagem oral.

 

DSC00103 DSC00012 DSC00014 DSC00015 DSC00016 DSC00018 DSC00020 DSC00025 DSC00026 DSC00027 DSC00029 DSC00032 DSC00034 DSC00035 DSC00036 DSC00039 DSC00040 DSC00042 DSC00043 DSC00045 DSC00048 DSC00049 DSC00058 DSC00059 DSC00063 DSC00065 DSC00066 DSC00068 DSC00070 DSC00073 DSC00077 DSC00079 DSC00082 DSC00084 DSC00085 DSC00089 DSC00092 DSC00093 DSC00094 DSC00099 DSC00102

 

________________________________________________________________

ESCOLA MUNICIPAL URBANA 15 DE OUTUBRO

PROJETO DE ENSINO:

CONVIDANDO OS PAIS PARA UM ENCONTRO POÉTICO

MIRANDA-M/S

2011

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Escola municipal urbana 15 de outubro

PROJETO: “CONVIDANDO OS PAIS PARA UM ENCONTRO POÉTICO”

PUBLICO ALVO: 1º ano “A”

DURAÇÃO APROXIMADA: 3 meses

PROFESSORA RESPONSAVEL: Claudenice Albuquerque Gonçalves

COLABORAÇÃO: Professora Célia

DIRETORA: Benedita

COORDENADORA: Eliete

 

1. JUSTIFICATIVA

“A poesia é primeira manifestação literária. É por ela que se iniciam todas as literaturas. Isso é prova de que o homem só se encontra pela expressão afetiva, pela sensibilidade quer o revela... Poesia é a transfiguração da realidade objetiva ou subjetiva em expressão de beleza... na poesia, o ritmo é a imagem sonora numa dança livre onde o pensamento se liberta para o universo analógico de infinitas recriações”; Vasconcelos, Bárbara.

A Língua Portuguesa apresenta um repertório literário extremamente diversificado em seus diversos gêneros. Dentre eles, a poesia apresenta-se um veiculo de linguagem figurada e com sonoridade, com sentidos carregados de profundidade e beleza.

Para podermos desvendar tais sentidos é necessário que as oportunidades de leitura, escuta e contemplação da linguagem poética sejam constantes. Além disso, é importante o respeito pela subjetividade de cada leitor, ou seja, a poesia transmite-nos impressões, imagens e sensações únicas e pessoais.

É interessante, em alguns momentos, a socialização de tais impressões suscitadas a partir de apreciações de poemas. Essa troca poderá ocorrer nas rodas de conversas, em atividades propostas em grupo ou até mesmo em conversas informais entre as crianças.

Nesse sentido, resgataremos textos que marcaram algumas épocas literárias e autores que contribuíram para o enriquecimento de nosso acervo cultural ( infanto-juvenis, quadrinhas populares, musicas, entre outros); com o objetivo de ampliar as oportunidades de utilização da linguagem oral.

2. OBJETIVO GERAL:

- Intensificar e diversificar o contato da criança com textos poéticos e suas principais características, como: sonoridade, rimas, versos, etc.

3. ATIVIDADES POSSIVEIS:

- Leituras e pseudoleituras;

- Escritas individuais e coletivas

- Ilustração de textos poéticos;

- Encontro poético com os pais para ler e recitar poesias – exposição do livro confeccionado e fotos;

- confecção do livro: “A CASA E O SEU DONO” – rima com o nome dos alunos.

4. AVALIAÇÃO

- Observação dos alunos individualmente e em grupos durante as atividades propostas.

5. FECHAMENTO

- Recital para os pais.

- Data prevista: 01/07/2011

6. RECURSOS:

- Bolos;

- Chá;

- Suco;

- Leite;

- chocolate;

- Bolachas;

- frutas;

- Balão;

- Guardanapo;

- Balão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário