quarta-feira, 24 de março de 2010

A árvore mecânica



Como ambientalista sem formação acadêmica mas interessado no assunto, acumulei conhecimento sobre o assunto em pesquisas feitas através de jornais, revistas cientificas e ambientais, internet, onde viajo várias horas por dia e em documentários. Em um desses documentários tomei conhecimento de que cientistas ligados ao meio ambiente e trabalhando para reduzir os níveis de CO2 e com a intenção de amenizar os efeitos do aquecimento global desenvolveram um projeto de uma árvore artificial, onde sua copa teria placas de um determinado material que retiraria do ar o CO2 equivalente a poluição de 20 carros. Não vou contestar o trabalho, mesmo porque não tenho bases cientificas para tal e nem ao cientista que fez a descoberta pois ele está trabalhando focado na redução de níveis de CO2 , o que é bom para todos nós.

Só que questiono o fato de que a mãe natureza nos deu de presente meios e inteligência para discernir e vou usar a razão para expor meu ponto de vista.

Ora! Porque nós temos tanto que desmatar e destruir as árvores ao ponto de substituí-la por uma artificial? Porque não paramos de desmatar? Porque não voltamos a produzir árvores( mudas) em quantidade suficiente para fazer o que este artefato artificial faz?Vejamos ! Esta árvore artificial vai tirar o CO2 do ar e só; já as árvores que a mãe natureza nos deu também vai tirar o CO2 do ar; colocado em uma balança, uma contra a outra, a artificial poderá ter um desempenho um pouco melhor em relação ao CO2, mas em contrapartida podemos produzir muito mais árvores naturais e quase sem custo ,e sem depender de recursos do governo . As naturais, além de tira o CO2 lançam no ar a umidade que faz chover e diminuir a temperatura,uma árvore de porte grande pode laçar no ar 300litros de água por dia, sem falar que a umidade em índices mais elevados evita doenças respiratórias. A natural , retém a umidade na terra e poderá formar nascentes o que é tão importante, pois o planeta está carente de água potável de boa qualidade; continuando, suas raízes evitam as erosões e o deslizamento de terra , suas folhas velhas ao cair no solo fertilizam a terra e plantadas em lugar muito seco e com pouca chuva, observando certas técnicas , como Israel e alguns países do Oriente vem desenvolvendo , poderá mudar o clima de um ecossistema

Como podemos ver, criar uma muda de árvore é fácil e ajuda o planeta a se regenerar; Não tem gastos ,não depende de governos e nem de verbas públicas, é só uma semente, um vaso com terra boa, regar dia sim, dia não, colocar um pouco de amor ao planeta e em pouco tempo teremos uma árvore , depois é só plantar e cuidar! Seria bom educar as pessoas para respeitar as árvores e as mudas plantadas, pois existem vândalos que por total ignorância destoem uma árvore ou uma muda sem o menor remorso e sem a menor consciência de que aquele vegetal poderá estar salvando sua vida!

Vamos apoiar a ciência e os cientistas mas vamos também colocar uma dose de coerência no que fazemos para que tempo e dinheiro não sejam aplicados em soluções onde a resposta do problema está em nossas mãos e mentes.

Produzir uma muda e depois planta-la dá satisfação e a sensação de estar ajudando a natureza, e está! Somos 190 milhões de brasileiros e se 30% plantar uma árvore estaremos reflorestando o país .



Roberto Ferruccio Bassi (ADETEM) Miranda MS



OBS: Se você achou importante passe a diante , e faça que outros saibam também.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário